quarta-feira, 6 de abril de 2011

Reportagem do Globo Repórter denuncia caos na Saúde do MA

        O dinheiro para custear os programas de Saúde da Família e a Farmácia Básica é repassado pelo governo federal para os municípios, mas a grande maioria das Prefeituras, através das Secretarias Municipais da Saúde prestam um péssimo serviço para a população.


        Reportagem do Globo Repórter da última sexta-feira, 1º de abril, fez um raio X da saúde nos Municípios do Maranhão. Uma situação igual a praticamente todas as unidades da federação, com um atenuante grave, no Maranhão a rede básica, que é de responsabilidade dos municípios, não funciona.
          Uma rede formada por milhares de Postos de Saúde em todo o estado que apresenta sempre as mesmas características; Faltam médicos, remédios e sobram filas, apesar do repasse acontecer religiosamente em dia pelo Governo Federal. O resultado é uma superlotação nas unidades de emergência, que deveriam atender apenas emergência e não atendimentos ambulatoriais.  
          Em Caxias, por exemplo, em nenhum posto de saúde se consegue um atendimento sem que se tenha que passar pelo constrangimento de sair de casa de madrugada, e até mesmo no dia anterior para se conseguir marcar uma consulta.

Em Caxias, pessoas passam a noite na fila em frente a um Posto da Volta Redonda.
 Em todos os Postos de saúde a cena é igual .

          O dinheiro para custear os programas de Saúde da Família e a Farmácia Básica é repassado pelo governo federal para os municípios, mas a grande maioria das Prefeituras, através das Secretarias Municipais da Saúde prestam um péssimo serviço para a população, e ainda, através de uma massiva propaganda nos meios de comunicação tentam transferir a culpa para o governo do estado.
          Em Caxias o discurso é sempre o de que o governo estadual teria cortado recursos da UTI  neonatal da Maternidade Carmosina Coutinho.
          O problema da Maternidade existe, porém já teria sido compensado por outros recursos alocados pelo Senador Edson Lobão no ano passado, segundo informações repassadas na época pelos meios de comunicação ligados ao município. O curioso, é que Lobão é aliado de Roseana e dono da TV  Difusora, que aqui em Caxias é administrada pelo Prefeito e é utilizada todos os dias para jogar a população contra o governo do qual o próprio senador faz parte.
           Apesar de solucionado o problema da Maternidade, o caso é utilizado como desculpa para as dificuldades da rede municipal de saúde. Só que o principal problema apontado pelo Globo Repórter é a inoperância da rede básica, que é composta pelos postos de saúde.
          Enquanto milhões são gastos com propaganda para jogar a população contra Roseana, milhares de pessoas continuam padecendo a falta de um atendimento que evitaria a superlotação das emergências.

Veja abaixo o trecho inicial da reportagem que deixa bem claro qual é o verdadeiro problema da saúde de Caxias e outras dezenas de municípios. 
http://www.youtube.com/watch?v=1xLAkl9tRl0

Nenhum comentário:

Postar um comentário