sexta-feira, 29 de abril de 2011

Apesar da revolta e dos apelos da população, derrubada de árvores na Veneza já teve início.



     Era por volta de 8h da manhã desta sexta-feira 29-04, quando dois tratores e dezenas de homens da Prefeitura Municipal de Caxias começaram a derrubada das primeiras Palmeiras que ficam em torno do Balneário Veneza em Caxias. Uma equipe do sistema Veneza de Comunicação foi acionada através do telefone pela população e os radialistas José Carlos, Arailton Santana, Reginaldo Pinho e o Cinegrafista Edimilson Gomes passaram a registrar e a transmitir ao vivo o desespero e a comoção de quem acompanhava a fúria de tratores e facões nos troncos e folhagens das árvores indefesas.

     Desde o início da semana a UEMA, através do Departamento de Biologia, e vários outros segmentos sociais clamam ao Ministério Público para que tome alguma providência no sentido de parar com a derrubada das árvores do local, algumas delas centenárias. 
    Os moradores estão revoltados. Eles dizem que não tem lógica que o projeto de reurbanização do Balneário aconteça com a destruição da mata nativa. O projeto é financiado com recursos Federais, mais é administrado pela Prefeitura Municipal de Caxias. Mesmo que se plantem novas Palmeiras, demoraria anos para que elas ficassem frondosas e exuberantes como as que hoje fazem a paisagem do local.
     Nenhum representante da Secretaria de Meio Ambiente ou da Secretaria de Obras estavam presentes e ninguém até o momento viu a documentação que autorizou a medida que afronta as leis de proteção ambiental. No site do Ministério Público Estadual do Maranhão, a lei  nº 4.734 de 18 de junho de 1986 trata da proibição da derrubada de Palmeiras de Babaçu no estado.
     Com a rádio e a TV transmitindo tudo que estava acontecendo ao vivo, inclusive ouvindo o relato dos moradores, o encarregado da operação mandou que fosse suspensa temporariamente a ação dos homens e das máquinas. A população teme que o trabalho seja reiniciado e faz um apelo ao Ministério público para que interfira. Novas manifestações estão marcadas para esse final de semana e até o momento nenhuma autoridade municipal se pronunciou sobre o assunto.

     


Um comentário:

  1. E aí meu amigo como vc tá? o q anda fazendo de bom em caxias? abração
    Ass. Marksuel

    ResponderExcluir